quarta-feira, 30 de março de 2011

Iansã/Umbanda




IANSÃ NA UMBANDA
Na umbanda, o símbolo de Iansã é uma taça ou cálice e as contas usadas por seus filhos e filhas são amarelas. Ela é normalmente sincretizada com Santa Bárbara, mas com Santa Madalena na qualidade de Oyá Funã, e com Santa Joana D'Arc na de Oyá Iybalé. Na interpretação mais tradicional, é a líder de uma das falanges da linha de Iemanjá, como "Cabocla Iansã".
Em outra interpretação, é considerada parte da linha de Xangô. Atua como o pólo ativo da linha da Justiça, enquanto Xangô é seu aspecto assentado ou imutável.
Chamada também de "A Virgem da Coroa", Iansã é de expressão séria e porte de guerreira, batalhadora e lutadora. Iansã na umbanda incorpora com expressão altiva e com o braço direito estendido para cima e com a mão direita a balançar, como se estivesse chamando os raios. Sua imagem é a de Santa Bárbara, ou seja, uma moça de cabelos claros com uma túnica vermelha por cima de um vestido amarelo, segurando um ramo ou uma espada. As cores de Iansã na Umbanda variam conforme a região, o que se reflete nas cores de suas velas votivas. No centro do país os terreiros usam as cores amarela ou vermelha. Já no Rio Grande do Sul alguns terreiros usam a cor azul-escura.


REGÊNCIAS
Atributos
O alfange, o eruexim e chifres de búfalo.


Dia
Quarta-feira, juntamente com Xangô.


Festa
4 de dezembro, dia de Santa Bárbara, com quem está identificada.


Cores
Ela usa a sua roupa de saia rodada nas cores de marrom-avermelhado, um adê com lindos filás de contas na cabeça, colares de miçangas no pescoço. Usa também o vermelho e branco, branco com rosa, estampado com vermelho.


Colares:
Contas grenás ou fio de coral ou miçangas marrons, banhado em água de verbena.


Sacrifícios
Cabra, galinha e galinha-d'angola (conquem)


Comidas rituais
Acarajé e abará. Detesta abóbora. Tem horror a carneiro.


Oferendas
Acarajé, ecuru, romã, oferecidos no mato.


Frutas
Manga rosa, uvas, pêra, maçã morango, melão laranja, banana, figo, ameixas, romã, grosselha, pêssego, pitanga, framboesa e cajá.


Bebidas
suco das ervas e dos frutos, além da água da chuva e champanha


Flores: São as que tenham a coloração coral de preferência e outras como a dracena, a papoula, rosas vermelhas e crisântemo, e o gerânio.


Folhas
Para-raio, louro, flor de coral, brinco de princesa, manga rosa, peregum(vermelho), pata de vaca, umbauba (vermelha), anis, língua de vaca, sensitiva, espada de Iansã (borda amarela), bambu, periquitinho, amoreira.


Quizília
folhas secas, lagartixa.


Força da natureza
Ossários, jardins, caminhos, cumes, vento.


Mineral
Coral e cobre ou prata.


Pedras
Rubi, coral, granada.


Perfumes
Verbena, drástico vermelho, violeta, madeira, Shoking de Skiaparelli.


Como usar
Passar no corpo alternadamente, às quartas e sextas-feiras.


Filhos famosos
Helena de Tróia, Joana D'Arc, Santa Bárbara. Anita Garibaldi.


Assentamento
Pedra do raio ou do fogo e búzios.


Símbolo
Rabo de cavalo e espada.


Saudação
Eparreyi (ÊPA-HEI! - o "H" é aspirado). A saudação EPA-HEI OYÁ quer dizer : Olá, jovial e alegre Oyá).
ARQUÉTIPO DOS FILHOS DE IANSÃ
Características dos filhos de Oyá
Vaidade, altruísmo, velocidade do pensamento, tagarelice, alegria. Os filhos de Iansã são as pessoas mais animadas e felizes, pois fazem festa com tudo. Tem um forte dom para magia e uma incrível capacidade de adaptação.
Para os filhos de Oyá, viver é uma grande aventura. Enfrentar os riscos e desafios da vida são os prazeres dessas pessoas, tudo para elas é festa. Escolhem seus caminhos mais por paixão do que por reflexão. Em vez de ficar em casa, vão a luta e conquistam o que desejam.
São pessoas atiradas, extrovertidas e diretas, que jamais escondem seus sentimentos, seja de felicidade, seja de tristeza. Entregam-se a súbitas paixões e de repente esquecem, partem para outra, e o antigo parceiro é como se nunca tivesse existido. Isso não é prova de promiscuidade, pelo contrário, são extremamente fiéis à pessoa que amam, mas só enquanto amam.
Essas pessoas tendem a ser autoritárias e possessivas; seu gênio muda repentinamente sem que ninguém esteja preparado para essas guinadas. Os relacionamentos longos só acontecem quando controlam seus impulsos, aí, são capazes de viver para o resto da vida ao lado da mesma pessoa, que deve permitir que se tornem os senhores da situação.
Os filhos de Oyá, na condição de amigos e amados, revelam-se pessoas confiáveis, doces, amáveis....mas cuidado!!!, os mais prudentes não ousariam lhe trair a confiança. Um filho de Oyá, nunca perdoaria tal façanha e ainda estaria com risco de passar vergonha ou apertos ao seu lado .
O comportamento de seus filhos pode ser explosivo, como uma tempestade, ou calmo, como uma brisa de fim de tarde.
Só uma coisa tira Iansã do sério: mexer com um filho seu é o mesmo que comprar uma briga de morte.
São pessoas extremamente agitadas, organizadas, capazes, trabalhadeiras, e chocantemente sinceras.
Dependendo de determinadas situações, ou se não encontrar pessoas que sigam seu ritmo podem transformar-se em filhos ranzinzas, rancorosos, ciumentos e reclamam de tudo.
Bella Zingara
Ao copiar mencione a fonte e Autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...