segunda-feira, 30 de maio de 2011

EBÓ

Ebó
DEFINIÇÕES SOBRE O QUE É E O QUE SIGNIFICA O EBÓ

OS EBÓS PODEM SER FEITOS PARA SAÚDE, AMOR, TRABALHO, PROSPERIDADE, HARMONIA FAMILIAR, PROTEÇÃO, FORTALECIMENTO DA MEDIUNIDADE ENTRE
MUITOS OUTROS FINS E NECESSIDADES DAS PESSOAS.
EM SUA MAIORIA SÃO FEITOS NO CANDOMBLÉ E PODEM SIM
SURTIR GRANDE BENEFÍCIO.
POR POMBA GIRA MARIA PADULHA RAINHA DAS 7 ENCRUZILHADAS, QUE TRABALHA NA UMBANDA E NO CANDOMBLÉ!

DEFINIÇÃO DA WIKIPÉDIA:

Ebó nada mais é do que uma limpeza espiritual, contendo vários tipos de comida ritual. Como alguns dizem é uma limpeza da aura de uma pessoa, de uma casa, de um local de comércio. Transfere-se para os alimentos a energia maléfica que está na pessoa ou no local, com a ajuda de Exú e dos Orixás.

Não adianta só oferecer as comidas, o segredo está nas cantigas, e na receita, algumas podem ser conhecidas mas a maioria faz parte do segredo do Candomblé. Pode-se fazer ebó para abrir os caminhos para emprego, ebó de saúde, ebó de prosperidade, o que varia é a receita. Existem vários tipos de ebós, mas sempre será feito de acordo com o determinação do jogo de búzios merindilogun.

No jogo de búzios define-se qual orixá será oferecido o ebó, sendo que cada um leva seus ingredientes especiais tais como: o pombo de Oxalá, a batata doce de Oxumaré ou a canjica de Ogun. Há ainda aqueles ebós pra afastar espíritos desencarnados que ainda atrapalham a vida de alguns chamado de ebó de Egun, e outros para curar traumas e ajudar no esquecimento e superação de experiências ruins, o ebó de "susto" é para prevenir problemas no futuro.

Não são em todos eles que ocorre a sangria de animais, pois há os chamados ebós brancos ou secos, nos quais não é permitido qualquer sacrifício e os animais utilizados, geralmente neste caso os frangos e galos, são soltos na natureza com vida.

Após o ritual do ebó as folhas sagradas são usadas de forma ordenadas nos banhos liturgicos, podendo ser necessário o uso de água sagrada. Existe uma rígida cartilha a ser seguida para que se tenha resultados, e o sacrifício seja aceito. As proibições denominado de ewo são revelados, por exemplo: a não ingestão de qualquer tipo de carne vermelha nem tão pouco frutas vermelhas ou ácidas (incluindo seus sucos), a abstinência principalmente de praticas sexuais como também beijos e abraços, fica proibido a ida a velorios, hospitais, cemitérios ou mesmo a passagem sob arames farpados ou escadas, a bebida alcoolica é um verdadeiro tabu.

O ritual é largamente praticado em diversas casas e centros religiosos de candomblé e obtém elogios pelos resultados obtidos por seus praticantes

Fonte http://pt.wikipedia.org

DEFINIÇÃO DO SITE CANTO DO APRENDIZ
São rituais que visam corrigir várias deficiências na vida de um ser humano (saúde, amor, prosperidade, trabalho profissional, equilíbrio, harmonia familiar, etc.) A composição de cada Ebó depende da sua finalidade, e os seus componentes vão desde bebidas a frutas, folhas, velas, adornos, alimentos secos, mel, óleo de palma, louças, artefactos de barro ou ágata., etc..

cantodoaprendiz.wordpress.com

DEFINIÇÃO DE PAULO DE OXALÁ
A palavra ebó significa sacrifício. O ebó é usado para os mais variados casos, ou seja, cada situação de dificuldades, doenças, amor, requer um ebó para que haja o equilíbrio.

SITE: http://paulodeoxala.sites.uol.com.br


DEFINIÇÃO DO SITE BRUXAS ON LINE
Ebó nada mais é do que uma limpeza espiritual, como alguns dizem é uma limpeza da aura, de uma pessoa, de uma casa, de um local de comércio. Transfere-se para os alimentos a energia maléfica que está na pessoa ou no local, com a ajuda de Exú e dos Orixás.

Não adianta só oferecer as comidas, o segredo está nas cantigas, e na receita, algumas podem ser conhecidas mas a maioria faz parte do segredo do Candomblé. Pode-se fazer ebó para abrir os caminhos para emprego, ebó de saúde, ebó de prosperidade, o que varia é a receita. Existem vários tipos de ebós, mas sempre será feito de acordo com o determinação do jogo de búzios merindilogun.
O ritual é largamente praticado em diversas casas e centros religiosos de candomblé e obtém elogios os resultados obtidos por seus praticantes

DEFINIÇÃO DO SITE UMBANDA ON LINE:
Ebó em yoruba significa Limpeza.

Ebo sao determinadas coisas entre sementes, verduras,etc...
materiais que são passados na pessoa para que limpe o seu corpo.

Existem ebós de todas espécies.

O Ebó é feito para agradar o seu ou outros orixás, geralmente são colocados nos locais do domínio desses.

São feitos para tirar EGUNS,abrir CAMINHOS, reestabelecer a SAÙDE, tirar DEMANDAS, EQUILIBRAR,etc...

Exemplo de palavra que destina-se a um Orixá é Ebomi que quer dizer sacrifício de água (mais o animal da preferência) e destina-se a Oxum.

O EBÓ NÃO É COBRADO,a pessoa tras o material que será utilizado.

É interessante procurar saber um pouco mais da casa que está fazendo este trabalho, do Pai ou Mãe, ou a pessoa que for fazer,
não é costume cobrar por trabalhos...

A UMBANDA É CARIDADE,
E DENTRO DA CARIDADE NÃO SE COBRA A AJUDA QUE SE DÁ À UM IRMÃO NECESSITADO!
SITE ACIMA: http://wwwumbandaonline.blogspot.com


DEFINIÇÃO DO SITE PORTAL DOS ORIXÁS
Palavra yorubana que significa oferenda. Dentro do culto aos Òrísà, quando necessário deverá ser feito um Ebo,

é assim que o babalawo dizdepois de consultar o jogo de Opele Ifa.

Através deste jogo o babalawo pode ver qual é o Odú que rege o consulente e que tipo deenergia está se manifestando no mesmo.

Tem pessoas que chegam até o babalawo com energia negativa superior a energia positiva, como sabemos, para que aja um equilíbrio perfeito temos que estar com a energia positiva equivalente a energia negativa.

Quando isto não ocorre, o consulente está em desarmonia em sua vida e é aí que entra o pedido do ebo pra equilibrar esta energia. Nos Ebos feitos no culto aos orisás são usados alguns materiais como: fava, ervas, pós e até mesmo eje (sangue) de um determinado animal.

Quando do oferecimento destes Ebos, são rezados alguns tipos de Àdurá, para que o òrísà escute o pedido do babalawo e receba o Ebo ali ofertado.

Ebo também é feito para agradecimento por graça alcançada pelos Òrísàs e é tão importante como o Ebo de pedido, pois de pedimos alguma coisa e recebemos a graça, temos a obrigação de agradecer, pois da próxima vez o Òrísà se lembrará disto.

ENDEREÇO DO SITE: http://www.portaldosorixas.com


DEFINIÇÃO DE PAI ADRIANO DE EXÚ
Tanto se fala de ebó para isso ou aquilo, mas você sabe o que é um ebó? Se não sabe, vamos lá!
Vou explicar:
Ebó é o nome dado aos sacrifícios ou oferendas, dedicados a alguma Entidade, consistindo nas comidas, bebidas e animais votivos da mesma Entidade; quer dizer, todas as práticas mágicas convencionais do Camdomblé tem o nome de Ebós. Os Ebós funcionam por causa do uso de Condensadores Líquidos e Sólidos, infundidos da vontade do Pai ou Mãe de Santo, além de, algumas vezes, a Energia Vital que se desprende de um animal sendo imolado, além da própria Energia do sangue de dito animal. Este é o segredo para a eficiência dos Ebós. E também da ineficiência de muitas bobagens batizadas de Ebó, mas que, na verdade, não são nada, magicamente falando.

Existem três espécies de Ebós:

- Periódico: dado em períodos de tempo regulares, para fortalecer o elo com a Entidade, ou para fortalecer uma Entidade Artificial criada pelo próprio grupo ou operador.

- Propiciatório: dado quando se deseja obter algo de uma Entidade, dando-se-lhe algo, esperando o favor almejado em troca.

- Expiatório: dado quando se necessita reparar alguma falta para com a Entidade que, aborrecida com o indivíduo, passa a prejudicá-lo.

Endereço do site: http://adrianodeexu.blogspot.com

Gostaria de ressaltar que a Umbanda não costuma cobrar, porque na maioria das vezes seus Pais e Mães de Santo não tem dedicação exclusiva ao ofício de sacerdotes.
Ou seja não estão disponíveis ao atendimento de filhos da corrente ou assistência, exceto no dia da gira. o que obviamente não atende as necessidades das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...