segunda-feira, 30 de maio de 2011

AS SETE SAIAS



Sete Saias: Pomba Gira, Pomba Gira Cigana e Cigana

O nome "Sete Saias" é muito conhecido entre os apreciadores e protegidos das
Pombas Giras e das Ciganas
Para clarear um pouco é preciso que se saiba que existem:
* POMBA GIRA SETE SAIAS OU POMBA GIRA DAS SETE SAIAS
* POMBA GIRA CIGANA SETE SAIAS OU POMBA GIRA CIGANA DAS SETE SAIAS
* CIGANA SETE SAIAS OU CIGANA DAS SETE SAIAS
Essas 3 categorias não representam a mesma entidade,tão pouco são variações da
roupagem fluídica da entidade.
Os espíritos que adotam a denominação "Sete Saias" pertencem à falanges diferentes.
à saber :

*POMBA GIRA 7 saias: FALANGE DE POMBA GIRAS, (existe ainda Pomba
Gira Sete Saias da Encruzilhada, da Calunga, do Cruzeiro, do Cabaré, da Estrada)

*POMBA GIRA CIGANA 7 saias: FALANGE DE POMBA GIRAS (QUE SE SERVEM DA MAGIA CIGANA) MAIS AINDA ASSIM SÃO POMBAS GIRAS.

*CIGANA 7 saias: LINHA DAS CIGANAS (NÃO SÃO POMBAS GIRAS)

Todas as entidades que adotam o nome "Sete Saias" teem em comum a especialidade
nos assuntos do coração.
O temperamento, a forma de apresentação e o comportamento das entidades variam
conforme a personalidade de cada uma e a personalidade do médium.
A Cigana Sete Saias, obviamente irá demonstrar o temperamento mais suave e alegre
dos ciganos; A Pomba Gira Cigana Sete Saias, costuma ser mais sedutora e trabalhar
com o encantamento e a magia cigana; e a Pomba Gira Sete Saias é Guardiã, trabalha
mais com demandas e quebras de amarrações.
Nos próximos posts, mais detalhes sobre essas entidades, formas de trabalho de
cada uma, cores e oferendas.

DONA SETE SAIAS, É MOJUBÁ!
Sou uma rosa, sou um perfume, sou a mais bela de qualquer jardim, ouço lamentos, ouço queixumes, não há mulher que não venha até mim. Sei seduzir, me deixo seguir, a palavra dificil para mim não existe, de preto e vermelho, ou sem me vestir, homem algum a mim me resiste. Bebo champanhe, fumo cigarro, digo mil coisas sem nunca falar, sei ler na mão, jogo o baralho, a mim só me engana quem eu deixar. Se alguém precise e me queira encontrar, siga o perfume em noite de luar, diga meu nome sem se enganar, sou Pombagira, a rua é meu lar.
Autor: Paulo Lourenço



História Pomba Gira Cigana 7 saias

A lenda conta que a Cigana Sete Saias foi apaixonada por um moço “não cigano” o que seus pais não aceitavam… e proibida de viver este amor parou de comer até vir a falecer.

Quando seu corpo estava sendo preparado para velar, sua mãe trouxe suas sete saias favoritas e colocou a seus pés para poder rodar e jogar cartas nos caminhos do astral superior.

A moça chegando as astral, foi recebida por Santa Sara a qual a designou a proteger e ajudar todas as moças que choravam por seus amores proibidos e impossíveis…

É a esta entidade poderosa que as mais serias mandingas de amor são realizadas…

e há quem diga que o que a Cigana Sete Saias Une… Ninguém separa!

Esta pomba-gira gosta de receber suas oferendas e presentes nas encruzilhadas de campo e preferencialmente as 18:00 nas sexta-feiras de lua cheia.

Nas suas oferendas não pode faltar perfume de flores ou gardênia… sua velas são coloridas quase sempre vermelhas, brancas e Rosas… que são as cores que simbolizam o sexo, o amor e a tranqüilidade nas relações.

“Há quem diga que ela vem dos cruzeiros… há quem diga que ela vem do luar… me diga oh meu Deus de onde vem a Cigana Sete Saias e onde ela quer trabalhar!?”

Saravá Pomba Gira Cigana Sete Saias!



História da Pomba Gira Sete Saias

Conta uma história da Pomba Gira 7 Saias
Sete Saias teve sua vinda ao mundo marcada por muito sofrimento. Já na sua infância se dá o início de sua aflição, pois ao nascer sua mãe falece por complicações durante o parto.
Desde então sofre constantes humilhações vindas de seu pai que passa a culpá-la pela morte da esposa que tanto amava.
Sete Saias cresce e com o passar dos anos crescem os aviltamentos e já moça passa a ser forçada a fazer todas as vontades do pai sendo mais uma serviçal do que uma filha.
Com seu pai Sete Saias movara em uma choupana afastada no lugarejo onde habitavam e por esse motivo não vê felicidade em seu futuro.
Acaba então a moça Sete Saias se relacionando com homens casados e ricos do povoado vendo ai sua única satisfação.
Mas a vida não lhe sorri pelos seus envolvimentos e pelo enredo de traições em que se envolve e as esposas traídas desejam o seu mal a ponto de desejarem apedreja-la.
Mas até aqui não se fala por que ela recebeu este nome: Sete Saias.

Segundo conta a lenda o motivo pelo qual tem este nome é que a moça tinha sete amantes. Assim, para cada amante ela usava respectivamente uma saia.


Estes amantes, encuimados entre si decidem transformar a vida da moça, trancando-a em um casebre afastado como modo de puní-la pela vida libertina que escolhera junto aos mesmos. É então obrigada a se alimentar de restos de vegetais que se encontravam no interior de seu carcere...
Com muito sufoco, e força de vontade de viver, derrubou uma parede velha do casebre feito de madeira. Rastejando pela fraqueza encontrou uma estrada próxima e nela passava uma caravana de ciganos que a acolheram e
cuidaram dela. Tornando-se uma bela moça, que acabou casando com o filho do chefe do clã dos ciganos. Este filho tornou-se um homem muito rico, ele recebeu o título de barão e provavelmente ela uma baronesa. E por vingança, queria voltar ao lugar que queriam
apedrejá-la. O marido apaixonado e fiel, fez a vontade da esposa, comprando o melhor e mais importante casarão daquele povoado. E assim, mandou convite a todos para um rico e
abundante baile de máscaras, para apresentar a mais nova baronesa daqueles tempos.

E Sete Saias desceu as escadarias do rico salão com a sua bela máscara e um maravilhoso vestido. E todos os seus inimigos a aplaudiram e reverenciaram sem saber quem era a misteriosa mulher, que seria revelada somente no fim da festa. Ela chamou a todos ao centro do salão, ainda com a máscara, os convidados já totalmente bêbados, ela retirou a máscara, revelando-se a todos. Os inimigos indignados por ser ela a mais rica baronesa da região a qual deviam respeito, começaram a condená-la, principalmente o seu pai, que no impulso começou a cobrar carinhos que ele nunca teve a ela. E no soar de palmas, entraram-se empregados ao salão, carregando enormes barris de óleol. E os convidados achando-se que fazia parte da cerimônia, ficaram aguardando os servos despejarem o óleo por tudo enquanto Sete Saias e seu marido saíram escondidos, incendiando todo o espaço, matando e vingando-se assim, de
todos os seus inimigos, chegando ao ponto de pedir a sua rica
charrete para parar em frente ao casarão e ver seus inimigos se
incendiando.

Suas últimas palavras aos seus inimigos foram:
" livrarei vocês dos seus pecados com o fogo!"

Beijando o seu esposo e seguindo a tua viagem.

Ela morreu com seus 78 anos.

História esta contada pela sua maior parceria Maria Padilha.



Lenda da Cigana das Sete Saias

Era uma vez uma cigana chamada Leilah que era alegre e tinha sete saias, uma de cada cor do arco-íris.
Certo dia ela apaixonou-se por um cigano, da mesma caravana, chamado Miro que era casado com a cigana Nadja. Os dois tinham um romance às escondidas. Mas este caso ficou ameaçado quando o pai de Leilah marcou seu casamento com Sérgio para quem estava prometida desde criança. A moça ao saber do noivado caiu em tristeza e não quis comer mais nada. Seu pai, interpretando a atitude da filha como birra escondeu as sete saias da jovem. Então Leilah, mesmo muito fraca, saiu de sua tenda vestida com camisola e jogou-se no fundo de um poço. Reza a lenda de que se uma donzela deseja arranjar um marido ou conquistar um pretendente, ela deve colocar sete saias ao redor de um poço e rezar a seguinte oração: “Oh, Cigana das Sete Saias que morreu, sem suas vestes favoritas, por causa de um amor proibido. Entrego-lhe sete saias e peço para que você traga-me um pretendente.” Minha amiga Patrícia, moradora de um sítio localizado em Bateias que é uma colônia rural da cidade de Campo Largo localizada na Região Metropolitana de Curitiba, ao saber desta história resolveu fazer a simpatia para a Cigana das Sete Saias. Como a sua chácara fazia fronteira com uma fazenda abandonada onde existia um poço, ela colocou sete saias coloridas ao redor dele e fez a oração. Algumas horas depois já era noite e Patrícia estava admirando a Lua cheia da sua janela. Quando, de repente, avistou uma moça toda iluminada, com uma luz prata, pegando as saias e entrando no poço. Na manhã seguinte, Patrícia foi com o seu irmão, Ricardo, até o poço. O menino entrou dentro do local através do balde com correntes. Chegando, ao fundo, ele constatou que o poço estava seco e vazio. Minha amiga acha até hoje que foi a Cigana das Sete Saias que surgiu naquela noite. Porém o mais importante é que dois meses depois, da simpatia, ela conheceu um peão num rodeio e casaram-se.

...........................................................................
Masi sobre as 7 saias


Esta é uma das entidades mais conhecidas e queridas dentro da Umbanda e Povo do Oriente, é a cigana Sete Saias. Muitos médiuns e chefes de terreiros por falta de informação não costumam apresentar esta maravilhosa entidade com a sua verdadeira origem cigana, fazendo desta linda gira uma pomba-gira de encruzilhada.
A Pomba –Gira Cigana Sete Saias
é considerada a Deusa do Amor pelo povo do oriente, e a ela que as moças recorrem quando desesperadas por falta de amor.
A lenda conta que a Cigana Sete Saias foi apaixonada por um moço “não cigano” o que seus pais não aceitavam…
e proibida de viver este amor parou de comer até vir a falecer.
Quando seu corpo estava sendo preparado para velar, sua mãe trouxe suas sete saias favoritas e colocou a seus pés para poder rodar e jogar cartas nos caminhos do astral superior.
A moça chegando as astral, foi recebida por Santa Sara a qual a designou a proteger e ajudar todas as moças que choravam por seus amores proibidos e impossíveis…
É a esta entidade poderosa que as mais serias mandingas de amor são realizadas…
e há quem diga que o que a Cigana Sete Saias Une…
Ninguém separa!
Esta pomba-gira gosta de receber suas oferendas e presentes nas encruzilhadas de campo e preferencialmente as 18:00 nas sexta-feiras de lua cheia.
Nas suas oferendas não pode faltar perfume de flores ou gardênia…
sua velas são coloridas quase sempre vermelhas, brancas e Rosas…
que são as cores que simbolizam o sexo, o amor e a tranqüilidade nas relações.

http://fotolog.terra.com.br/ileaxe:6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...